Por um transporte público acessível e de qualidade

Sugestão de brasileiro destrava negociação climática da ONU

Indiana discordava de termo e embaixador achou solução. Ministra brasileira considera resultado da COP 17 ‘histórico’.

 

Fonte: G1 

 

A negociação para um acordo na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 17) teve um entrave na madrugada deste domingo (11), quando a ministra indiana do Meio Ambiente Jayanthi Natarajan discordou do uso do termo "resultado legal" como possível objetivo do processo pelo qual todos os países se comprometeriam a adotar medidas de redução de emissões de gases-estufa, por considerá-lo muito fraco. A reunião da ONU em Durban, na África do Sul, foi paralisada por causa da objeção indiana.


A conferência já havia passado mais de 24 horas do horário previsto de encerramento e o clima ficou tenso. Era o máximo que uma conferência desse tipo já havia atrasado. Vários negociadores começaram sugerir outros termos, até que coube ao negociador-chefe brasileiro, embaixador Luiz Alberto Figueiredo, propor o termo com o qual se aprovaria o acordo: "resultado acordado com força legal".

Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira e embaixador Luiz Alberto Figueiredo após o término da COP 17 (Foto: Dennis Barbosa/G1)



"Foi uma tentativa de trabalhar com as possibilidades. Todo mundo estava tentando alguma coisa", disse o embaixador. Para ele, a decisão adotada em Durban, que traça um caminho para que todos os países reduzam emissões de gases-estufa é um "marco".

O caso é um exemplo de como as discussões diplomáticas às vezes giram em torno do que parece ser um detalhe, mas faz muita diferença para que uma situação avance ou não. Graças à sugestão, o embaixador era elogiado e parabenizado ao fim da reunião, por figuras como o ministro britânico do Meio Ambiente, Christopher Huhne.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que chefiava a delegação do Brasil, se disse satisfeita com o resultado, que classificou como "histórico". Ela afirmou estar "orgulhosa" do desempenho dos negociadores brasileiros.

Figueiredo disse que o resultado da COP 17 era o que veio buscar. "Temos um resultado robusto, um texto excelente sobre uma nova fase na luta internacional contra as mudanças climáticas".

Comentários