Por um transporte público acessível e de qualidade

A Terra está mais quente

Segundo estudo divulgado por Cientistas Britanicos o ano de 2010 foi o mais quente da década e só perde para o ano 1998 em termos de temperatura elevadas



De: Danilo Bueno

            Foi divulgado no dia 19 de Janeiro de 2010, um estudo realizado pela Unidade de Pesquisa Climática da Grã – Bretanha (BCRU – sigla em Inglês) em conjunto com o Met Office Hadley Center, onde novos dados sobre as mudanças climáticas no mundo foram apresentados, afirmando inclusive que 2010 foi o ano mais quente do que se tem registro, empatando com 2005 e 2008.

            O BCRU é um dos três grupos do mundo que acompanham o aquecimento global. Outros dois outros grupos já haviam divulgados seus estudos anteriormente, e apontam uma decadência preocupante com as mudanças nas temperaturas medias. Os cientistas britânicos revelaram que desde o período que se tem dados sobre as mudanças climáticas, exceto 1998 (quando foi registrado um aumento na temperatura média de 0,517ºC), que 2010 está entre os dez anos mais quente desde de 1850.

            No Brasil a elevação da temperatura já pode ser presenciada em algumas cidades. Em Goiânia, na Capital do Estado de Goiás, o mês de setembro de 2010 foi o mais quente da última década, que segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a temperatura média do mês ficou em 35,8 graus Celsius, em comparação aos outros meses de setembros. Foi durante esse mês calorento, que a Capital do Estado passou mais de cem dias sem qualquer sinal de chuva na região!

            O INMET informou também que de 1990 a 2000, em Goiânia, as temperaturas médias variaram de 22 a 25 graus Celsius – com isso, apenas em 1998 onde registrou uma temperatura maior, de 24,9ºC. Esse aquecimento pode ser percebido desde os anos de 2000 até 2009, quando as temperaturas estiveram acima de 24ºC, ou seja, no século 21 a Capital Goiana foi marcada pelo aumento na temperatura média.

            Em Goiás onde predomina o segundo maior bioma do País, o Cerrado, a situação é mais agravante porque causa do desmatamento e dos focos de queimadas. Os desmatamentos - aberturas de lugares nas florestas e matas do cerrado, para virar pastos, lavouras e pastagens - e as queimadas vão continuar sendo uns dos principais vilões responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa, fuligem, monóxido de carbono, assoreamento dos rios e conseqüentemente grande perda de água do solo.
            No Planeta Terra os dados mostram que no ano de 2005 o aumento na temperatura era de 0,474 e em 2009 decresceu a 0,441 grau Celsius, demonstrando assim uma tendência de elevação na temperatura média ao ser comparado com o ano 2010 (0,498ºC - tendo um aumento de 0,057ºC), gerando assim uma preocupação sobre como deverá ser a existência do ser humano sobre a Terra se a temperatura continuar subindo nesse patamar assustador.  "Os dados de 2010 confirmam uma tendência significativa de aquecimento da Terra a longo prazo", afirmou o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud.

            Estamos percebendo nos últimos anos que as conferencias climáticas tem dito um  grande destaque através dos meios de comunicação, tendo como foco a preocupação com o aquecimento global e as suas conseqüências como por exemplo, a elevação da temperatura, o derretimento das geleiras, as secas e enchentes, nevascas etc. O Brasil tem saído muito bem diante dessas reuniões sobre as mudanças climáticas das Nações Unidas, mas na prática infelizmente nada tem sido feito. Lamentável!

             Lamentável é ver e saber que nosso País tem atualmente a melhor legislação ambiental do mundo e uma Constituição Federal "perfeita" - somente no papel - que propõem a preservação e conversação do meio ambiente de forma sustentável, e ainda temos que conviver com os desmatamentos, as poluições do ar e dos recursos hídricos, colaborando assim para o agravamento do aquecimento em nosso País.

            A falta de comprometimento com qualquer questão humanitária - seja social, econômica, cultural e ambiental - faz sempre o que nunca deveriam fazer: retroceder e continuar pensando que nada vai acontecer em nosso País. Diante disso, o que estamos vendo hoje? Não tem nada acontecendo? Portanto deverá ocorrer a decadência do meio ambiente para que as autoridades possam abrir os olhos e ver que não está mais na hora de ficar parado e deixar... deixar, "o aquecimento global nos levar"!
           

Comentários