Por um transporte público acessível e de qualidade

Parte 4: Cerrado e o Aquecimento Global

O que nós podemos fazer no nosso dia – a – dia para que possamos contribuir com o nosso Bioma Cerrado?



De: Danilo Bueno

            Algumas atitudes diante do meio ambiente como poluir, desmatar, contaminar e destruir tem prejudicado um dos principais e mais rico recurso existe hoje no Planeta Terra: a água! Esse elemento é fundamental para a existência da vida neste mundo e pode futuramente não mais contribuir para matar a sede de bilhões de pessoas, tudo isso por causa do aceleramento das conseqüências do aquecimento global.

            Estudos realizados por ambientalistas e cientistas comprovam que as possíveis causas que vemos hoje, como secas, inundações, derretimentos das geleiras, escassez de água e outras que ainda nem apareceram, são resultados da desenfreada ação humana sobre os recursos naturais existentes em nosso Planeta, sem o devido manejo sustentável.

Manejo Sustentável – guarde bem essa frase - pois no futuro, ela irá correr o mundo como a mais comentada pelos estudiosos, autoridades e ONGs. Diante do atual momento que estamos vivendo em relação ao meio ambiente, a sustentabilidade é a forma correta de tratar a natureza como deveria ser.

            Portanto devemos estar consciente dos conceitos que envolve a frase: Manejo Sustentável: 

 Manejo – é administrar, manusear, controlar com as mãos, gerenciar. Manejo é controlar o uso.
Sustentabilidade - é a característica de um processo ou estado que pode manter - se por muito tempo. É garantir que as necessidades atuais, sejam elas, sociais, econômicas, ambientais ou culturais sejam satisfeitas, sem que se comprometam as necessidades ou opções das gerações futuras. Sustentar é manter! Portanto, manejo sustentável é forma viável de usar os recursos naturais, controlando esse uso, de uma maneira que eles não se acabem, e sim que sejam mantidos.


            Diante dos conceitos devemos nos responsabilizar e sermos, mas atenciosos com a questão ambiental que se tornou um fator preocupante perante das conseqüências que estamos presenciando no mundo. A nossa relação com a natureza terá que sofrer mudanças, pois diante de tudo que vemos algumas ações em nosso dia – a – dia pode contribuir para o melhoramento do clima no mundo. São exatamente nas atitudes mais simples do nosso cotidiano essa contribuição pode valer muito a pena, como:

  •   Trocar a lâmpada incandescente por uma fluorescente: a redução do consumo nesse campo tem impacto positivo sobre o meio ambiente, na medida em que são minimizadas – ou ao menos desaceleradas – as necessidades de geração de energia;
  •  Manter o carro regulado: conforme um estudo da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), 10% da frota – composta por carros antigos, sem manutenção adequada – é responsável por 50% das emissões totais de poluentes lançados na atmosfera;
  • Usar pouca água quente: procure manter a chave do chuveiro na posição verão. Na posição inverno, o consumo de energia é 30% maior. Sendo assim evitando usar o chuveiro nos horários de pico de consumo de energia - entre as 17 e às 22h;
  • Desligar os aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso: recomendado sempre que você puder usar um aparelho elétrico fora do horário de pico (de 18 às 21h), faça isto. É sinônimo de economia;
  • Reciclar o lixo doméstico: separar o chamado ‘lixo seco’- todos os materiais recolhidos são utilizados na usina de reciclagem de sua cidade, para a produção de itens como vassouras, cadeiras, porta-lápis, e entre outras invenções.

    Dentre essas maneiras práticas de sustentabilidade os ambientais também sugerem outras ações que poderão contribuir ainda mais com a natureza:

    • Evitar o uso do carro e dar preferência ao transporte público;
    • Evitar o possível uso da gasolina e abastecer com álcool (bicombustível);
    • Comprar produtos de papel reciclado e madeira de floresta plantada;
    • Optar por comidas frescas e não congeladas;
    • Comprar produtos que tenham selo de biodegradáveis (é todo material que após o seu uso pode ser decomposto pelos microorganismos usuais no meio ambiente. Desta forma o material quando se decompõe, perde as suas propriedades químicas nocivas em contato com o meio ambiente. É uma qualidade que a sociedade atual exige de determinados produtos como, por exemplo, de detergentes, de sacos de papel, de embalagens diversas, etc.)



    São essas simples ações em nosso dia que vamos colaborar para o melhor aproveitamento e melhoramento do nosso Planeta e principalmente do nosso bioma: o cerrado.  Pensar, ensinar, cuidar e construir, são atitudes fundamentais para uma harmonia singela com o nosso meio ambiente.

     Portanto sonhar com um Planeta melhor é uma questão de cidadania. Chamamos isso de cidadania planetária, é aquele pequeno ato que o cidadão faz hoje e que vai refletir como um todo em nosso Planeta.




    Importante: nunca deixe de plantar uma árvore e observar as nossas ações diante da natureza. Essas atitudes podem mudar a consciência da destruição e assim sermos responsáveis da consciência do processo do que está vivo e perdura.



    Bibliografia: 
    • http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodegrad%C3%A1vel
    • http://www.cetesb.sp.gov.br/
    • http://www.procelinfo.com.br/main.asp

    Comentários

    1. Cara gostei do que voce escreveu voce ta de parabens muito bom, a mentalidade é essa se cada um fizer sua parte o mundo vai para frente.

      ResponderExcluir
    2. Concordo! Nossas atitudes, por mais simples que sejam podem fazer a diferença, e assim damos oportunidades para que futuras gerações possam destrufar de meio ambiente, preservado e conservado!

      ResponderExcluir

    Postar um comentário

    Deixe aqui seu comentário sobre o texto que você leu!