Por um transporte público acessível e de qualidade

Parte 2: Cerrado e o Aquecimento Global


As conseqüências do aquecimento serão prejudiciais a saúde humana, a fauna e a flora, a agricultura, aos recursos hídricos, ao cerrado e para a população mais pobre do Estado Goiano

De: Danilo Bueno
            O Cerrado por ter uma vegetação rasteira, árvores de pequeno porte, troncos retorcidos, raízes profundas, é considerado um dos biomas mais rico do planeta, por disponibilizar a todos nós, a sua biodiversidade, que hoje está sendo ameaçada e colocando em risco a futura extinção de suas características naturais e de toda a população, principalmente as mais pobres que são dependentes dos recursos naturais fornecidos pelo cerrado.
            Com o grande avanço desenfreado do desmatamento sobre o nosso bioma, tem colocado várias espécies em extinção e, sobretudo algumas nem conhecidas já foram exterminadas de seus habitats, causando um desequilíbrio ecológico na cadeia alimentar desses animais. Tudo isso foi acontecendo porque nos últimos 40 anos, o cerrado perdeu cerca de 60% de sua cobertura vegetal, por causa das ações irracionais do homem, e agora outra ameaça já começa a afetar: o aquecimento global.
            De acordo com vários estudos realizados pelos cientistas, o aquecimento global irá afetar não somente o Cerrado, mas todos os biomas existentes hoje no planeta. O Cerrado por estar localizado no planalto central brasileiro será o mais pretensioso a sofrer. Por ter a maior parte de seu território sem a cobertura natural, as espécies que se defenderam do desmatamento, agora poderão desaparecer por não estarem adaptativas as grandes intensidades de calor ou a pouca oferta de água, e com isso acontecerá à migração para outros locais naturais ou até mesmo para os centros urbanos.
            Os córregos e rios que banham e abastecem toda a região do Centro-Oeste, e são responsáveis por 14% de todos os recursos hídricos disponíveis atualmente no Brasil, já estão sendo comprometido com o desmatamento (destruição das matas ciliares – que são as protetoras dos rios), o assoreamento (obstrução da barra de um rio, provocada pela amontoação de areias ou de terras, causada por grandes volumes de enxurradas que cai diretamente no rio) e a poluição. Esses fatores com seus passos lentos, têm colocando os nossos recursos hídricos em alerta, pois essa interferência tem deixado - os cada vez mais rasos e inapropriado ao consumo humano.
            Essas mudanças futuramente podem causar um grande impacto no Estado, pois nossa economia é movida pela agricultura e agropecuária, que são totalmente dependentes dos recursos naturais fornecidos pelo Cerrado, que com o passar dos anos tem sofrido com ação desordenada do homem, e deixando - os impróprios e escassos para a utilização.
Com isso a natureza tem dado sua resposta, e para os estudiosos do aquecimento global, o tempo seco, a baixa umidade relativa do ar e o calor insuportável são os causadores das inúmeras ocorrências em relação à saúde humana e isso poderá ocorrer com mais freqüência com a temperatura máxima podendo chegar a 6 graus nas próximas décadas, sendo que a máxima no Estado já subiu cerca 2 graus nas principais cidades.
Outra preocupação é com a população do Estado, que acostumada com um clima tropical, poderão sofrer para se adaptar ao aumento de temperatura e escassez de chuvas. Segundo alguns Geólogos, essas populações tem uma menor capacidade adaptativa e uma maior dependência direta dos chamados serviços ambientais, por isso essa inquietação com as conseqüências do aquecimento global.
Portanto, até que ponto o homem irá conseguir adaptar - se as mudanças climáticas que já estão acontecendo e foram anunciadas há alguns anos pelos cientistas para o todo o Planeta?
O momento causa preocupação e faz com que possamos exercer nossa vigilância sobre o nosso bioma, para que o tempo que há - de vir seja um pouco melhor do que o anunciado pelos estudiosos do tema.

Comentários