Por um transporte público acessível e de qualidade

Por quê?


De: Danilo Bueno

            
             Por que a quanta destruição da natureza? Por que estamos sendo vitímas do aquecimento global? Por que o ar e os rios estão cada vez mais poluídos? Por que a cada ano o planeta está mais quente? Por que as geleiras estão desaparecendo e os oceanos ficando cada vez mais cheios?
            São quantos os porquê que ficamos perguntando: por que isso tudo está acontecendo ao mesmo tempo? (mais um porque nessa pergunta). Isso é para percebemos que durante os próximos anos irão surgir muitos porquê, e que alguns deles até sem resposta ou com resposta inevitáveis a população do planeta.
            Segundo fontes da Revista Veja, em reportagem especial sobre A Terra no Limite, o tamanho da destruição no Brasil já chega a 36% de sua cobertura vegetal desde o descobrimento. Na Amazônia em 2004 foram derrubados 24,5 milhões de metros cúbicos de arvores e contando que 60% dessa madeira ficaram abandonadas na floresta, apodrecendo.
            O aquecimento global já pode ser percebido em catásfores que afetam todo o Planeta Terra. Algumas provas sobre os efeitos de mudanças climáticas já são comprovadas. O derretimento das geleiras é uma delas. Os glaciares do alto das montanhas e o gelo dos pólos estão recuando, e em alguns lugares a ritmo médio de 200 metros por ano. Por exemplo, o Iceberg Despredent da costa da Groenlândia: 16% do volume de gelo da ilha desapareceram nas ultimas décadas. E o grau de certeza de que a culpa é do aquecimento global é alta. Lamentável.
            A poluição do ar, por causa da produção de energia pela queima de combustíveis fósseis e a derrubada de floretas são os fatores que mais poluem e que contribuem para o aquecimento da terra. Lembrando: tudo isso é produzido pela ação do homem. As termelétricas são as que mais contribuem para a poluição do ar, cerca de 20%, em segundo o desmatamento com 18% e a indústria mais a pecuária com 14%.
            As cidades metropolitanas e a indústria são as principais poluidoras dos rios e dos oceanos. A introdução de fatores químicos nos efluentes está prejudicando a qualidade da água e afetando o organismo dos seres vivos, causando a morte dos peixes e das algas (são responsáveis pela produção de 90% do oxigênio que respiramos). Esse processo vai desde simples saquinhos de papel até os mais perigosos poluentes tóxicos, como os pesticidas, metais pesados (mercúrio, cromo, chumbo) e detergentes.
            O planeta está cada vez mais quente, com isso a temperatura da Terra evelou-se em 1ºC nos últimos 120 anos. A década de 90 (1990 a 2000) foi o mais quente de que se tem registro. Com os primeiros anos do século XXI batendo sucessivos recordes de temperatura media. E um dado recente comprova que a temperatura está subindo, no ano de 200 era 14,50ºC e em 2004 subiu muito, foi para 14,65ºC.
            Tudo esta acontecendo no mesmo tempo. Culpa de tudo isso é o homem, que não sabe explorar as florestas. E vale a pena lembrar: a exploração é necessária, mas deve ser feita de forma sustentável. As arvores levam anos e anos para crescerem. Manejando sustentavelmente as floretas e matas poderemos garantir a existência de recursos importantes com a madeira e um ar fresco, não só pra nós, mas também para as futuras gerações.
            Todos os porquês feitos no inicio do texto foram claramente respondidos. Será que depois de algum tempo esses porquês serão respondidos de forma benéfica para a população do planeta?

Comentários