Por um transporte público acessível e de qualidade

Planejamento Para Exploração do Petróleo




Trabalho realizado na Univerdidade de Uberaba, pela turma de Engenharia Ambiental, presentes no nosso grupo: Veruska Fernandes, Danilo Bueno, Lucia de Freitas, Junior Antônio, Paulo Henrique e Juarez.

Nosso trabalho foi realizado através de pesquisa na internet, conforme sites na referência bibliográfica, no intuito de analisar a realidade da exploração de petróleo na fazenda Monte Alegre, localizada município de Jaguaré a cerca de 236 kilometros de Vitória e próximo à fronteira com a Bahia. 

Essa atividade é realizada em campo terrestre, a maioria das explorações é no mar, atingindo hoje aproximadamente 17 mil barris / dia e 40 mil m3 / dia de gás natural.  Para compreensão do que esses números representam para o estado, são 60% de toda produção obtida nesta Unidade da Federação.

Foi elaborado um plano para fazermos o levantamento de aspectos importantes sobre esta atividade que é composto por alguns itens conforme segue. Percebemos que está atividade nesta área valorizou muito a região com aumento de preços das terras, também melhorou a oferta de empregos visto que a produção é escoada por caminhões, está prevista a construção de gasodutos que demandarão mão de obra, enfim um grande desenvolvimento econômico e social para a cidade e toda região. A nossa meta é fazer um mapeamento geotécnico para extração de petróleo na região no período de dois anos.

Trata-se de uma região com um potencial alto para a extração de petróleo, mas que ira demandar um grande investimento para a construção de gasodutos, para qualificação da mão obra da região que não tem nenhum conhecimento a respeito do assunto, a cidade não tem uma infraestrutura adequada que também interfere nas operações na região.

Os insumos necessários para esta exploração são os maquinários, tecnologia de ponta já que esse petróleo é classificado como pesado e de difícil retirada, caminhões até a obra do gasoduto ficar pronta, mão de obra para operação dos maquinários,  mão de obra para obra do gasoduto, infraestrutura na cidade para recepção do pessoal incluindo moradia, alimentação, e demais necessidades humanas.

Os processos de gestão necessários são de custo, de tempo e de pessoas. Cada um destes aspectos devem atingir o planejamento sempre procurando realizar todos ao mesmo tempo. Para a verificação do cumprimento do planejamento utilizaremos o ciclo que observam os resultados, são avaliados e, caso necessário, são tomadas ações procurando sempre o desenvolvimento contínuo.

Quanto aos impactos ambientais essa atividade ocasiona muitos deles como retirada da flora próximo ao local e para abertura de estradas de acesso ou aumento das existentes, com isso diminuição das espécies da fauna na região, risco de vazamentos em tubulações e equipamentos com derramamentos e acidentes, entre outros.

A área de extração de petróleo anteriormente a descoberta do mesmo possuía um ecossistema próprio devido às características de solo, clima, relevo, entre outras características. Com o advindo desta atividade, que não é normal do local, esse ecossistema é modificado com a ação do homem interferindo na fauna e na flora. A abertura de ruas, estradas, rodovias para transporte de matérias primas e da produção da atividade também é um fator que interfere no ecossistema existente e também é considerado como um impacto negativo na região. 
Qualquer atividade desenvolvida em uma área, que anteriormente não possuía, é necessário mão de obra sendo esta qualificada ou não. Com isso a população local aumenta devido a essa demanda necessitando de estrutura do local como moradia, alimentação, saneamento básico, entre outras necessidades. Assim a um aumento na geração de lixo, no esgoto, aumenta a necessidade de água potável e demais sendo necessário um melhor destino do lixo gerado. Caso o local não esteja preparado pode ser gerado mais uma fonte poluidora.

Em caso de ocorrências de acidentes como vazamentos de tubulações e maquinários, ou envolvendo caminhões e navios também são impactos ambientais irreparáveis, pois polui todo ecossistema com grande dificuldade de remoção do produto derramado.

Esta atividade produz também aspectos positivos que são no ramo financeiro e social da localidade, pois traz grandes lucros para a cidade e desenvolvimento além de mão de obra para os moradores. Com o dinheiro na cidade todo o comércio é movimentado aumentando assim a rende de todos. 

Nessa perspectiva é importante ressaltar que esta atividade provoca aspectos negativos e positivos sendo necessária uma boa avaliação de cada local para determinar se é vantajoso ou não para a realidade existente.

Comentários