Por um transporte público acessível e de qualidade

Analíse Critica: Novas Tendências para o Tratamento de Resíduos Industriais Contendo Espécies Organocloradas


 
Segue o link do artigo: http://www.scielo.br/pdf/qn/v23n4/2650.pdf


De: Danilo Bueno
 
O artigo apresentado pelos autores foi escrito por Renato Sanches Freire, Ronaldo Pelegrini, Lauro T. Kabota e Nelson Durán ambos da Universidade Estadual de Campinas e por Patrício Peralta-Zamora da Universidade Federal do Paraná, com título- Novas Tendências para o Tratamento de Resíduos Industriais Contendo Espécies Organocloradas – tem seu foco no difícil modo de tratar resíduos originalizados de substâncias que contem grande toxidade.
Em uma linguagem clara e objetiva, os autores conseguiram demonstrar em seu artigo a forma de como o tratamento de resíduos oriundos dos organoclorados são difíceis decomposição no meio ambiente, por causa de usa estrutura molecular muito resistente, como por exemplo: TCDD – 2, 3, 7, 8 - tetraclorodibenzeno-p-dioxina, o DDT – dicloro-difenil-tricloroetano e o CFC – Clorofluorcarbono.
Esse tipo de substancia é utilizado pelas fabricas e indústrias de papeis e seus derivados, que a cada ano tem seu forte crescimento devido ao alto consumo dos mesmos, em nosso dia-a-dia. Isso gera uma preocupação que há anos traz não se tinha, e que partir de um pensamento voltado à preservação do meio ambiente, fez com que algumas pessoas, ambientalistas e professores (cientistas) voltassem sua atenção para esse tipo de efluente prejudicial a nós e a natureza em geral.
No processo de produção desses materiais citados acima, é realizado com a adição de cloro que produz vários compostos altamente tóxicos como as dioxinas, clorofenóis, clorocatecóis e cloroguaiacóis. Contudo, alguns métodos eficientes (o uso de novas tecnologias) em relação à conversação e preservados dos recursos hídricos estão sendo testados para encontrar a fórmula mágica para este tipo de resíduo, ressaltando que toda alteração na forma de produção tem suas vantagens e desvantagens, podendo apenas amenizar a poluição.
É importante salientar que existe hoje no Brasil, uma resolução que visa estabelecer alguns parâmetros para lançamentos de efluentes. A Resolução CONAMA nº 357, de 17 de março de 2005 - dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Neste caso a Resolução, visa que o uso do 2-Clorofenol é de 0,1 μg/L (valor máximo) em águas doces. Segundo a mesma, no Artigo 45, diz que o não cumprimento ao disposto nesta Resolução acarretará aos infratores as sanções previstas pela legislação vigente (§ 1° Os órgãos ambientais e gestores de recursos hídricos, no âmbito de suas respectivas competências, fiscalizarão o cumprimento desta Resolução, bem como quando pertinente, a aplicação das penalidades administrativas previstas nas legislações específicas, sem prejuízo do sancionamento penal e da responsabilidade civil objetiva do poluidor.)
Os tratamentos desses resíduos podem ocorrer em três formas: 1) - Processo Biológico - destacam-se os processos aeróbios, anaeróbios e enzimáticos, os quais são importantes devidos a quantidade de efluentes tratados em relação ao baixo custo. 2) – Processo Físico - tem-se a decantação e filtração, porém nesse processo as substâncias contaminantes não são degradadas ou eliminadas, são somente transferidas para uma nova fase, por isso são indicadas para etapas de pré-tratamento ou polimento do processo final. 3) – Processo Químico - estão a incineração, POA – Processos Oxidativos Avançados e Eletroquímico sendo que destacamos a Ozonização como um processo bem interessante pelo poder de oxidação do ozônio e eficiência do processo.
No artigo podemos observar também, que ao ler e tentar compreender sobre o assunto apresentado precisando estar com um conhecimento amplo e aprofundado, sobre as matérias que se relacionam com o conteúdo mostrado. Portanto, seria viável estar conceituado, como por exemplo, na matéria de química e suas especialidades (química orgânica, química inorgânica e físico-química), com isso, tendo um entendimento mais significativo do artigo - Novas Tendências para o Tratamento de Resíduos Industriais Contendo Espécies Organocloradas.
Portanto concluo levando em consideração que as novas tecnologias devem ser utilizadas sempre que viável, e se cada vez mais forem sendo estudas e compreendidas podemos no futuro trazer uma solução concreta para os casos de hoje vivem as industrias, que na produção ou fabricação, utilizam produtos totalmente tóxicos, que podem ser prejudicial para a saúde do ser humano e ao meio ambiente.

Bibliografia:

·      GUIMARÃES, J.R., NOUR, E.A.A.. Tratando Nossos Esgotos: processos que imitam a natureza; Edição Especial, Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, maio de 2001.
·      Lehninger, Nelson, Cox – Príncipios de Bioquímica – 1995, Ed. Sarvier.

Comentários